Príncipe Philip, duque de Edimburgo, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos
Como consorte real, era incumbência do príncipe Philip acompanhar a cônjuge, a rainha Elizabeth II, em suas tarefas como soberana: visitas oficiais a outros países, jantares e recepções de Estado, discursos de abertura do Parlamento, cerimônias e ritos honoríficos.
O casamento com a Rainha Elizabeth aconteceu em 1947, cinco anos antes de ela ser alçada ao trono, com a morte do pai, o rei George VI. Desde então, Philip, que também ostentava o título de Duque de Edimburgo, tornou-se o mais longevo consorte e o homem mais velho da História da monarquia britânica.
“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, informou a família real britânica, em sua conta no Twitter.
It is with deep sorrow that Her Majesty The Queen has announced the death of her beloved husband, His Royal Highness The Prince Philip, Duke of Edinburgh.
His Royal Highness passed away peacefully this morning at Windsor Castle. pic.twitter.com/XOIDQqlFPn
— The Royal Family (@RoyalFamily) April 9, 2021
Entre fevereiro e março, Philip passou quatro semana internados em hospitais de Londres para tratamento de uma infecção e para fazer um procedimento cardíaco. Ele havia recebido alta hospitalar no dia 16.
O Duque de Edimburgo, casado com Elizabath II desde 1947, completaria 100 anos em 10 de junho.