Servidores municipais de Arroio do Meio e Lajeado e soldados do exército estão nos ajustes finais da “Ponte da Reconstrução” para permitir a passagem de veículos ainda hoje, segunda-feira (10). A nova estrutura foi inaugurada ontem, domingo (9), possibilitando apenas a circulação de pedestres por enquanto.
Vinícios Renner, coordenador do Departamento Municipal de Trânsito de Lajeado, informou que os trabalhos incluem a instalação de cabeamento elétrico para os semáforos, além do reforço no piso para veículos de menor largura. A liberação para o tráfego de veículos está sujeita à conclusão dos serviços terceirizados, mas as equipes estão em prontidão para finalizar as tarefas ainda hoje.
Os semáforos serão instalados nas duas extremidades da ponte, em Lajeado e Arroio do Meio, para organizar o fluxo de tráfego, permitindo a passagem em mão única, como antes da enchente. A passagem será autorizada apenas para motos, carros de passeio e utilitários.
A “Ponte da Reconstrução”, liderada pelo diretor da Incorporadora Lyall de Lajeado, Roberto Luchese, tem mais de 50 metros de comprimento, 5,50 metros de largura e 5,80 metros de altura. Pesa cerca de 45 toneladas e foi conectada à parte remanescente da antiga Ponte de Ferro na sexta-feira (7). A obra, financiada por recursos da iniciativa privada e avaliada em cerca de R$ 2 milhões, beneficiará a comunidade local com uma nova via de acesso.