O letreiro que exibirá o nome da cidade de Porto Alegre ficará localizado no Morro da Polícia, encravado abaixo das antenas. O encontro para discutir o estudo do projeto ocorreu no início do mês, no prédio onde despacha a Secretaria Extraordinária dos 250 Anos da Capital.
“O letreiro ficará no Morro da Polícia, onde há mais visibilidade. As pessoas vão abrir suas janelas de vários pontos da cidade e enxergá-lo”, comenta Eduardo Vital, o Dudu, assessor especial da Secretaria Extraordinária dos 250 Anos da Capital.
Para que o sonho se torne realidade, ainda depende de parceiros interessados em investir no projeto. Não serão colocados recursos públicos no letreiro, que será iluminado durante a noite e deverá se transformar, assim que for instalado, em um novo ponto turístico de Porto Alegre. O orçamento está em pouco mais de R$ 1,3 milhão.
“Os arquitetos foram até o local e elaboraram estudos de impacto ambiental, declive, solo, ventos”, enumera Dudu, que foi quem sugeriu a ideia de se instalar um letreiro na cidade como existe em Hollywood para marcar os 250 anos de aniversário da Capital.
O próximo passo será levar os detalhes do projeto ao prefeito Sebastião Melo, além de outras secretarias do governo municipal. O Morro da Polícia, que possui 287 metros de altitude, também é conhecido como Morro da Embratel e fica localizado na zona leste da Capital.
Saiba mais curiosidades sobre o letreiro
– A inspiração é o conhecido letreiro de Hollywood, situado sobre o Monte Lee, na região norte de Los Angeles.
– As letras possuem 15 metros de altura cada e foram erguidas em 1923, ou seja, há quase um século. Na ocasião, a ideia era promover um empreendimento imobiliário chamado “Hollywoodland”. Porém, as últimas quatro letras foram retiradas nos anos 1940.