O preço médio do litro do diesel S10 acumula queda de 22% nos primeiros sete meses de 2023, enquanto o da gasolina registra aumento de 13%.
Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), de janeiro a julho deste ano, o preço do diesel já recuou R$ 1,39 por litro e a gasolina ficou R$ 0,63 mais cara.
O litro do diesel fechou o ano passado valendo R$ 6,38 nos postos e atingiu R$ 4,99 na semana entre os dias 16 e 22 de julho, ficando pela primeira vez abaixo de R$ 5 desde setembro de 2021. Já a gasolina passou de R$ 4,96, na última semana de dezembro de 2022, para R$ 5,59, neste mês.
No acumulado do ano, a prévia da inflação de julho está em 3,09%, de acordo com o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15), divulgado na terça-feira (25) pelo IBGE. Pelo índice, a gasolina registrou alta acumulada neste ano de 7,96%, e o diesel, queda de 23,25%.
O preço do diesel, fundamental para o transporte de cargas e coletivo no Brasil, afeta mais a classe de renda mais baixa, enquanto o da gasolina, a classe média.
A alta da gasolina reflete a volta integral da cobrança dos impostos federais PIS/Cofins sobre o produto, em março e em junho, além da mudança com a cobrança única do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nos estados. Essas alterações também afetaram o etanol, que, no entanto, registrou queda de 2,5% nos primeiros meses do ano.
A desoneração havia sido implementada pela administração passada, às vésperas das eleições, após o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia no preço dos combustíveis.
A Petrobras afirma que, apesar dos aumentos na bomba, nas refinarias os preços dos combustíveis vendidos às distribuidoras diminuíram em 2023. Foram anunciadas reduções em março, maio e junho.
De 31 de dezembro de 2022 até 18 de julho de 2023, segundo a Petrobras, o diesel caiu 32,7% (R$ 1,47 por litro), e a gasolina, 18,2% (R$ 0,56 por litro). Veja abaixo a composição dos valores, de acordo com a Petrobras.