Na última sexta-feira (05), o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana (57), foi vítima de um infarto agudo do miocárdio durante a noite. Ele foi levado ao Hospital Roque Gonzales, e no sábado pela manhã, devido a exames com resultados alterados e uma nova ameaça de infarto, foi transferido para a UTI do Hospital Bruno Born, onde atualmente se encontra em estado estável.
Amilton, realizou o procedimento de cateterismo na segunda-feira (08), onde ficou constado pela equipe médica que o acompanha uma cardiopatia isquêmica grave, uma doença causada por obstrução nas artérias coronárias, que são vasos sanguíneos responsáveis por levar sangue para o coração.
De acordo com a primeira-dama, Cássia Fontana, o prefeito saiu da uti na terça-feira (09) e fará uma cirurgia nos próximos dias, provavelmente na próxima quinta-feira.
Médico orienta
O infarto agudo do miocárdio é uma condição grave e que pode levar a complicações fatais, por isso é importante saber identificar seus sintomas. De acordo com o médico Gustavo Perondi, especialista em Clínica Médica e Cardiologia, o principal sintoma do infarto é a dor no peito, que pode se espalhar para as costas, braço esquerdo e pescoço. Além disso, outras manifestações como náuseas, falta de ar, palpitações, sensação de ansiedade e suor frio também podem ocorrer.
Vale destacar que, embora o risco de infarto aumente com a idade, pessoas jovens e mulheres também podem ser afetadas, principalmente por hábitos não saudáveis como sedentarismo, tabagismo, obesidade e mau controle de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, além de quadros de estresse e depressão. “Por esses motivos já há recomendações que orientam o acompanhamento médico periódico com cardiologista a partir dos 30 a 40 anos, principalmente para quem tem familiares com doença cardíaca”, ressalta o médico.
Para manter um coração saudável e diminuir o risco de infarto, o Dr. Gustavo destaca algumas medidas importantes, como a cessação do tabagismo, a prática regular de atividade física, manter uma alimentação saudável, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e o controle de quadros de estresse, ansiedade e depressão. Além disso, o tratamento adequado de doenças como a diabetes, hipertensão e colesterol alto também é fundamental. Pessoas que têm familiares com histórico de doença cardíaca devem ter um cuidado redobrado com a saúde do coração.
Diante de qualquer suspeita de infarto, é fundamental buscar atendimento médico imediato para avaliação e tratamento adequado. “Não hesite em ligar para o serviço de emergência caso apresente sintomas suspeitos de infarto, como dor no peito, náuseas, falta de ar ou suor frio”, conclui o Dr. Gustavo Perondi.