O Rio Grande do Sul é a segunda principal porta de entrada para estrangeiros no Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Levantamento do Ministério do Turismo mostrou que nos cinco primeiros meses de 2023, o país recebeu mais de 2,97 milhões de turistas internacionais, um aumento de 108% em relação ao mesmo período de 2022. A maior parte do total é proveniente da Argentina: 1,24 milhão. Destes, quase 49% ou 605 mil ingressaram pelas fronteiras e pelos aeroportos gaúchos.
Portanto, segundo o diretor-geral da Secretaria Estadual do Turismo, Rafael Carniel, o Estado está favorecido apesar de boa parte desse volume de pessoas não ter as cidades gaúchas como destino final. O grande desafio para o setor é reter os viajantes por alguns dias antes de eles irem para outros locais, ou fazer com que voltem nas próximas férias.
A Serra e o Litoral Norte são regiões que já fazem parte das principais preferências de quem vem para o Rio Grande do Sul. Contudo, há diversas potencialidades que ainda podem ser exploradas.