Ícone do site FORÇA DO VALE

Agência da ONU para Refugiados terá escritório em Porto Alegre a partir do próximo ano

Foto: Reprodução

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) atua com pessoas que são forçadas a deixar seus países de origem em razão de guerras, conflitos armados, perseguições e casos de violação dos direitos humanos.

Motivados ainda mais pela enchente que ocorreu em maio no Rio Grande do Sul, o órgão terá um escritório definitivo em Porto Alegre a partir do próximo ano. A medida busca atender de melhor forma as pessoas recebidas em todo o estado, inclusive no Vale do Taquari.

Em entrevista, o oficial de Meios de Vida e Inclusão Econômica da Acnur, Paulo Almeida, destacou que das 800 mil pessoas refugiadas em todo o Brasil, 43 mil delas estão no RS.

“O Rio Grande do Sul sempre foi reconhecido como um estado bastante acolhedor”, afirma. Durante a cheia, a Acnur doou mais de 17 toneladas de itens de primeira necessidade, além de cobertores, kits de higiene e 308 unidades emergenciais que abrigam mais de 1800 pessoas.

Recentemente, a atriz Cate Blanchett esteve no estado e visitou áreas atingidas pelo desastre climático na capital, em Lajeado e Cruzeiro do Sul. Ela é uma das Embaixadoras da Boa Vontade, o título concedido a pessoas reconhecidas que defendem a causa dos direitos humanos.

“A visita foi pra chamar atenção de uma realidade de pessoas que se deslocam pra salvar vidas, são acolhidas, mas acabam sendo impactadas por eventos climáticos”, explicou Almeida.

Sair da versão mobile