Observatórios espaciais registraram mais de 1,5 mil raios ao longo das tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul entre a noite de domingo (1º) e a madrugada desta segunda-feira (2).
O observatório Bate-Papo Astronômico, localizado em Santa Maria, na Região Central do estado, contabilizou 1.170 descargas elétricas. Já o observatório Heller & Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, detectou 354 raios.
Além das descargas elétricas, houve o registro de rajadas de vento de até 55 km/h na Região Central do RS e de até 100,8 km/h na Região Metropolitana.
As tempestades
O avanço de uma frente fria pela metade norte do RS trouxe condições severas de tempo nesta segunda-feira (2). Durante a madrugada e a manhã, tempestades atingiram todas as regiões do estado gaúcho, conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta está previsto para vigorar até por volta das 7h.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, estragos em plantações e alagamentos, segundo o comunicado.
No total, 440 mil clientes estão sem luz na manhã esta segunda. De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), responsável pela distribuição de energia elétrica para parte do RS, são 250 mil em sua área de concessão. Já a Rio Grande Energia (RGE), a outra concessionária, são 190 mil.