Um serviço por mensagens de texto oferece apoio psicológico para pessoas atingidas pela enchente de maio no Rio Grande do Sul. A plataforma, desenvolvida pela PUCRS, busca diminuir os casos de depressão e ansiedade deixados pela enchente.
Para participar, o interessado precisa acessar o link do projeto e preencher um questionário de avaliação do programa. As perguntas são sobre saúde mental da pessoa e sobre a experiência da enchente, sem nenhum dado de identificação.
Depois disso, a pessoa já estará inscrita e começará a receber mensagens baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC), com conteúdos sobre autocuidado, apoio emocional e resiliência. O SMS é enviado diariamente, às 9h, durante três meses. O cancelamento do serviço gratuito pode ser feito a qualquer momento.
O programa, criado durante a pandemia, já havia ajudado moradores que enfrentaram incêndios florestais no Hemisfério Norte e foi adaptado para a realidade no RS.
“Durante a primeira intervenção na pandemia, mais de 70 mil pessoas se inscreveram no programa, e os benefícios foram muito grandes, por isso também o nosso interesse em poder trazer isso para cá. Uma redução muito grande em problemas de ansiedade, depressão, um aumento na qualidade de vida, no bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico. E as pessoas realmente gostaram da interação com a mensagem de texto, porque a pessoa pode acessar quando quer, se engaja na medida em que pode, então isso tem trazido bastante benefício para as pessoas”, explica Christian Kristensen, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse da PUCRS.
O especialista reforça que o projeto não substitui o atendimento profissional.
“As pessoas que estão em uma situação de sofrimento psicológico grave devem buscar atenção para a sua saúde mental junto a profissionais especializados, junto ao poder público, isso é muito importante que se diga”, destaca o pesquisador.