A venda de bilhetes aéreos para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi reiniciada nesta sexta-feira (9), após autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os voos comerciais retornarão em 21 de outubro. Em maio deste ano, o aeroporto foi inundado devido a intensos temporais no Rio Grande do Sul, com a pista submersa por 23 dias. A previsão da concessionária Fraport Brasil – Porto Alegre é que a operação atinja 100% da capacidade a partir de 16 de dezembro.
O Ministério de Portos e Aeroportos, junto com a Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, informou que a retomada dos voos será gradual, começando com 128 pousos e decolagens diárias, totalizando 896 voos semanais e mais de 3,8 mil voos mensais. Os voos operarão das 8h às 22h, com a distribuição dos horários de chegada e partida sendo organizada pela agência reguladora. Antes do fechamento temporário em 3 de maio, o aeroporto atendia seis companhias aéreas no mercado doméstico.
Durante o período de fechamento, a Base Aérea de Canoas, localizada a 15 km de Porto Alegre, recebeu voos comerciais remanejados. Um terminal provisório em um shopping de Canoas foi utilizado para check-in e despacho de bagagens até 15 de julho, quando o aeroporto reabriu parcialmente para embarques e desembarques.
Desde junho, o terminal de cargas do Salgado Filho opera apenas para mercadorias transportadas por via rodoviária, sem restabelecimento do transporte aéreo de cargas. Após a diminuição das águas, a Fraport iniciou a limpeza e avaliação dos danos. A reabilitação inclui a pista de pouso e decolagem, pistas de táxi aéreo e pátio de aeronaves.
Atualmente, as obras estão na segunda fase, prevista para concluir em outubro, focando na recuperação das áreas necessárias para a retomada das operações. A terceira fase começará em outubro, abrangendo áreas não utilizadas para operações de voo, e incluirá a fresagem do pavimento para novo revestimento até dezembro. A Fraport estima a conclusão total dos 3,2 km de pista e áreas adjacentes em 16 de dezembro.