Quarta-feira, 13 de dezembro foi o Dia do Pedreiro, profissional que desempenha um papel fundamental na construção civil, sendo responsável pela execução de diversas tarefas relacionadas à construção, reforma e manutenção de edificações que vão das estruturas de alvenaria, revestimentos e concretagem aos acabamentos.
Além do conhecimento técnico, das normas de segurança e do uso adequado dos materiais de construção, a experiência cotidiana desempenha um papel crucial na busca pela excelência e consolidação do nome no mercado de trabalho.
Com uma trajetória que se iniciou aos 14 anos, Ronaldo Fraporti seguiu os passos do pai, Edio Paulo Fraporti, como todos, começou como servente e foi aprendendo todas as fases do ofício.
Ronaldo destaca que, apesar dos obstáculos regulares enfrentados pela construção civil, é essa dinâmica que o mantém engajado e que a profissão é valorizada, não apenas por ser desafiadora, mas também por envolver uma responsabilidade única. “Não trabalho apenas com coisas materiais e sim com o sonho de muitas pessoas por isso é uma responsabilidade muito grande”, comenta.
Atualmente, Ronaldo lidera sua própria equipe e vê cada obra como a construção de uma relação duradoura com o cliente. Em face de adversidades, ele prontamente retorna para socorrer o contratante, enfatizando a disponibilidade contínua para atender às necessidades do cliente, mesmo após a conclusão da obra.
“Sempre tem alguma coisa que o contratante quer trocar, ou um vazamento, abrir um porta, enfim, estamos sempre prontos para atender”.
Durante todo esse tempo, Ronaldo fez questão de aprender tudo que diz respeito a uma construção, “a gente não precisa executar, mas para mandar temos que saber o que estamos fazendo. Eu lembro que se ouvia falar muito bem de um encanador, o Paulo Truculo, que já se foi e eu queria aprender com ele. Insisti muito até que ele finalmente aceitou me ensinar” .
Ao longo de sua carreira, Fraporti se esforçou para adquirir conhecimento abrangente sobre construção e ressalta a importância de compreender os lançamentos de materiais, seu funcionamento, manejo e durabilidade. Isso, segundo ele, contribui para uma execução eficiente da obra, ressaltando a relevância de contar com materiais e serviços de qualidade fornecidos por profissionais do setor.
A profissão oferece a oportunidade de ver o resultado tangível do trabalho sendo uma carreira que demanda habilidades técnicas, físicas e um profundo conhecimento prático na área da construção civil.
Ronaldo destaca e agradece o trabalho da esposa, Débora, que fica na retaguarda cuidando de toda a parte administrativa da empresa.