O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursará nesta quinta-feira (7) sobre a transição pacífica do poder para Donald Trump, após a vitória do republicano sobre a democrata Kamala Harris nas eleições de terça-feira.
O discurso acontecerá às 11h locais (13h de Brasília), no Jardim das Rosas da Casa Branca, e tratará dos “resultados eleitorais e a transição” para o segundo mandato de Trump.
Biden, que desistiu de tentar a reeleição em julho após um desempenho insatisfatório em um debate, se distanciará do comportamento de Trump, que nunca aceitou sua derrota nas eleições de 2020, o que culminou no ataque ao Capitólio em janeiro de 2021. Trump também se recusou a comparecer à posse de Biden.
De acordo com a Casa Branca, Biden conversou com Trump na quarta-feira e reafirmou seu compromisso de garantir uma transição tranquila, destacando a necessidade de unir o país. Biden também convidou Trump para uma reunião na Casa Branca, apesar da histórica animosidade entre os dois.
Steven Cheung, porta-voz da campanha de Trump, afirmou que o republicano “aguarda com interesse a reunião” e agradeceu a ligação de Biden. Este será o primeiro encontro presencial entre os dois desde o debate de junho, que marcou o fim das tentativas de Biden de buscar um segundo mandato.