Ícone do site FORÇA DO VALE

Israel analisa proposta de cessar-fogo com Hezbollah nesta terça-feira

Israel está próximo de aprovar um plano proposto pelos Estados Unidos para um cessar-fogo com o grupo libanês Hezbollah, indicou nesta terça-feira (26) uma autoridade israelense de alto escalão. O acordo busca encerrar o conflito que já dura 14 meses, iniciado pela guerra em Gaza, e que deixou milhares de mortos.

O ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Bou Habib, também demonstrou otimismo, afirmando em reunião do G7 na Itália que espera a formalização do cessar-fogo até o fim desta terça-feira.

O gabinete de segurança de Israel deve se reunir para discutir e aprovar o texto em um encontro liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A aprovação permitirá que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciem oficialmente o cessar-fogo, conforme relataram fontes libanesas.

John Kirby, porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, confirmou o avanço das negociações, mas ponderou: “Estamos perto, mas nada está feito até que tudo esteja feito”. Já a Presidência da França afirmou que as discussões registraram progresso significativo.

O acordo prevê a retirada de tropas israelenses do sul do Líbano e o reposicionamento do Exército libanês na região, considerada um reduto do Hezbollah, dentro de um prazo de 60 dias. O grupo libanês também deverá desarmar sua presença ao longo da fronteira ao sul do rio Litani.

A medida é vista como um passo crucial para estabilizar a região, enquanto a comunidade internacional acompanha os desdobramentos com cautela.

Sair da versão mobile