O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou nesta quarta-feira (28)para Georgetown, na Guiana, para participar da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom). Amanhã, ele se encontrará bilateralmente com o presidente guianense, Irfaan Ali, para discutir as tensões na região de Essequibo com a Venezuela.
Na sexta-feira, Lula irá à Ilha de São Vicente e Granadinas para a Cúpula da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac), onde fará um discurso. O destaque será o aguardado encontro com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, também na ilha.
A embaixadora e secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Gisela Padovan, destacou em entrevista coletiva a boa relação do Brasil com ambos os países. Ela explicou que Lula foi convidado para se reaproximar da Caricom e que aproveitará a oportunidade para discutir uma agenda bilateral com o presidente Ali, possivelmente elogiando seu esforço em dialogar com a Venezuela para resolver a crise.
Carolina Pedroso, professora de Relações Internacionais da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ressalta a importância desses encontros para reafirmar a neutralidade brasileira no conflito. Ela destaca que inicialmente o Brasil não foi a primeira opção para mediar o diálogo, mas ao longo do tempo ganhou protagonismo como um vizinho neutro interessado em uma solução pacífica. Como liderança regional, espera-se que o Brasil mantenha diálogos abertos com todos os seus vizinhos.