Ícone do site FORÇA DO VALE

Rússia não planeja boicotar Jogos Olímpicos de Paris, afirma ministro dos Esportes

Foto: Christophe Simon/AFP

O ministro dos Esportes da Rússia, Oleg Matytsin, rejeitou a ideia de boicotar os Jogos Olímpicos de Paris, apesar das restrições impostas aos atletas russos devido à campanha militar na Ucrânia. As declarações de Matytsin encerram meses de especulação sobre a resposta russa às condições estabelecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os atletas russos e bielorrussos podem participar dos Jogos de 2024 sob bandeira neutra, apenas em eventos individuais e desde que não tenham apoiado ativamente a ofensiva russa na Ucrânia. A participação em esportes coletivos está proibida, e os atletas devem passar por provas de classificação. Embora o tratamento imposto pelo COI seja criticado por Moscou como “humilhante” e “discriminatório”, a decisão de participar ou não será analisada cuidadosamente.

A posição oficial será aguardada após a próxima reunião da comissão executiva do COI em março. O COI ainda precisa esclarecer a participação de russos e bielorrussos na cerimônia de abertura. Além disso, a Rússia planeja sediar eventos esportivos alternativos, o que pode complicar as relações com o esporte internacional. Antes da campanha militar na Ucrânia, a Rússia já enfrentava limitações nos Jogos devido a escândalos de doping. O Kremlin nega qualquer envolvimento em um sistema de doping organizado e considera as sanções como medidas punitivas anti-Rússia.

Sair da versão mobile