O vulcão Lewotobi Laki-Laki, localizado no leste da Indonésia, entrou em erupção novamente nesta quinta-feira (7), lançando uma coluna de cinzas de 8 quilômetros de altura e forçando os moradores a deixarem suas casas. De acordo com um posto de observação, o vulcão teve sete erupções durante o dia.
O mesmo vulcão já havia entrado em erupção na segunda e terça-feira, resultando em nove mortes e a evacuação de várias pessoas. “Esta é a primeira vez que vejo uma erupção tão grande na aldeia Lewolaga”, afirmou Anastasia Adriyani, de 41 anos.
Em resposta à atividade intensa, as autoridades elevaram o alerta para o nível máximo na ilha das Flores, uma popular região turística. O Lewotobi Laki-Laki, um vulcão de cume duplo com 1.703 metros de altura, permanece sob monitoramento.
Embora não tenha havido relatos imediatos de danos causados pela erupção desta quinta-feira, a Indonésia segue sendo uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica devido à sua localização no “Anel de Fogo” do Pacífico.