Reportagem Especial Força do Vale | A importância de um bom gerenciamento de resíduos sólidos
Redação
A bióloga Tanise Signori Casagrande da Equilíbrio, Consultoria e Controle de Pragas, empresa que atua há 12 anos no mercado, fala sobre a importância de um bom gerenciamento de resíduos sólidos. Conforme a profissional, levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apontou que em 2022, produzimos 81,8 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas, o que representa 224 mil toneladas diárias.
Cada pessoa gerou, em média, 381 kg por ano, o que significa mais de um quilo de lixo por dia no ano passado. Para onde vai tudo isso? A maior parte dos resíduos sólidos urbanos do Brasil (61%) vão para aterros sanitários) e 39% do lixo coletado (quase 30 milhões detoneladas) foram destinados a áreas inadequadas, como lixões.
E qual a importância de separar? Com a separação correta é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; uma compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.
Como funciona a coleta seletiva em Encantado? Três em cada quatro municípios brasileiros (75%) apresentaram alguma iniciativa de coleta seletiva. A coleta seletiva iniciou no ano de 2022 no nosso Município. Existe um cronograma de coleta para cada bairro, onde os moradores devem dispor seu lixo orgânico e lixo seco separados. Há dias da semana para a coleta do lixo orgânico e dias da semana para o lixo seco. Após coletados os resíduos vão para uma estação de transbordo, onde são separados, o que é reaproveitável vai para a reciclagem e os rejeitos e orgânicos para aterro sanitário licenciado.
Como é o processo de destinação dos resíduos industriais e de prestadores de serviços?
Atividades consideradas potencialmente poluidoras, como indústrias e prestadores de serviços (oficinas mecânicas, lavagem de veículos, tornearias, marmorarias, entre outras) também devem separar e destinar corretamente os seus resíduos, não podendo estes irem no lixo coletado pelo Município. São aceitos somente os resíduos administrativos, domésticos e sanitários. O restante deve ser encaminhado para empresas licenciadas, que darão o destino correto para cada tipo de resíduo. Todos estes estabelecimentos devem possuir o Licenciamento Ambientalpara a atividade exercida e um bom Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Como você pode contribuir
Separe os resíduos de sua residência. Coloque-os nas lixeiras no dia certo da coleta. Destinando corretamente os resíduos evitamos a formação de focos de emergência de doenças, consequentemente a transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores (como por exemplo a dengue, leptospirose), dano à natureza, como contaminação do solo, ar e águas, reduzimos os impactos ambientais de consumo, proporcionamosempregos e qualidade de vida as pessoas.