Uma bebê de 8 meses faleceu devido a complicações da dengue e Covid-19, após ter sido liberada por três unidades de saúde pública no Distrito Federal.
Gabriella Alves, mãe de Helena, relatou que levou a criança a dois hospitais e uma UBS antes do óbito, que ocorreu na quarta-feira (28). Helena apresentava febre desde domingo, 25 de fevereiro.
No primeiro hospital, após triagem, Helena foi mandada para casa devido ao hospital estar lotado. Na UBS seguinte, foi orientada a fazer um exame de sangue, mas depois levada ao Hospital de Sobradinho, onde não foi atendida até intervenção de terceiros. Após um hemograma e hidratação, foi dispensada com a justificativa de estar sem febre.
No entanto, na noite seguinte, Helena vomitou repetidamente e sentiu sede intensa. Na manhã seguinte, estava fraca e com extremidades frias. Foi reanimada por uma hora no Hospital de Planaltina, mas não resistiu.
Em nenhum momento foi feito teste de Covid-19, mas a causa da morte consta como parada cardiorrespiratória, dengue e PCR positivo para Covid-19.
O Distrito Federal registrou 77 mortes por dengue em 2024, com Brasília totalizando 102.757 casos prováveis.
A Secretaria de Saúde informou que Helena recebeu atendimento adequado nas unidades visitadas e que o caso está sendo investigado pela comissão de investigação de óbitos da região.