O final de semana registrou quatro assassinatos na Serra, o que eleva o número de mortes violentas para 55 no ano de 2023. Os casos aconteceram em Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, onde duas pessoas foram mortas. A ocorrência mais recente aconteceu por volta das 21h55min em Bento Gonçalves. Alex Sandro França Lopes, 28 anos, foi morto a tiros, na noite do domingo (26). O crime foi no condomínio Novo Futuro, no bairro Ouro Verde. Segundo relato de testemunhas à polícia, o jovem foi morto na porta do apartamento do pai depois de atender a porta. Até o momento não se sabe a motivação e a autoria do crime.
Antes disso, por volta das 21h, Carlos Alexandre da Rosa, 38, foi morto a facadas em Canela. De acordo com informações da Brigada Militar (BM), a polícia foi acionada para atender uma ocorrência de briga na Rua Presidente João Goulart, no Bairro Canelinha.
Ainda conforme relato de testemunhas à polícia, a vítima morava perto do local do crime. Segundo os moradores, Rosa foi atacado com paus e pedras por quatro homens. Durante a briga ele foi esfaqueado no tórax, próximo ao coração e também no pescoço. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.
A Brigada Militar realizou buscas e localizou um suspeito em via pública. Ele tem 30 anos e estava próximo ao local do crime. As testemunhas relataram ainda que um adolescente, já identificado, participou do crime. A vítima tinha diversos antecedentes criminais, sendo eles por ameaças, lesões corporais, apropriação indébita, furtos, roubos, tráficos de drogas e tentativas de homicídios. O suspeito preso também tem antecedentes por apropriação indébita, roubos e tráfico de drogas e era apenado do sistema domiciliar.
Este foi o segundo homicídio registrado em Canela em 2023, e, assim como o primeiro, aconteceu depois de uma briga, em que Claudio Bohnn, 40, foi baleado. De acordo com polícia, houve uma discussão entre vizinhos na Rua Alfredo Fritz, sendo que o autor atirou contra a vítima, que foi atingida com um tiro no rosto. O crime aconteceu em 6 de janeiro deste ano, sendo que Bohnn morreu no hospital no dia 19 do mês passado.
Já em Caxias do Sul, duas pessoas foram assassinadas. No sábado (25), Petrick Biano Feijó, 22, estava na Rua Sebastião Néris de Campos, nas proximidades do Cemitério Municipal Charqueadas, quando foi atingido por disparos de arma de fogo. O crime aconteceu por volta das 21h30min. Conforme a BM, dois suspeitos atiraram contra ele. Estes homens estavam em uma motocicleta. O corpo de Feijó foi sepultado nesta segunda-feira (27), 11h, no Cemitério do Rosário.
Na sexta-feira (24), por volta das 22h30min, Janaína da Silva Borges, 27 anos, foi morta a tiros na Rua Dinarte da Luz Leite, no loteamento Vale Verde, entre os bairros Santa Catarina e Reolon. A vítima estava grávida de três meses, segundo a polícia, e foi atingida por três disparos na cabeça. O sepultamento dela aconteceu no sábado no Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul. Ela deixou dois filhos, segundo a família. Com esses assassinatos, Caxias do Sul registra 24 mortes violentas em 2023.