Ícone do site FORÇA DO VALE

Homem é autuado por manter aves silvestres e promover rinhas de galos

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (27), a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar de Estrela realizou uma fiscalização em uma residência no Bairro Conservas, em Lajeado, após denúncia de maus-tratos a animais. No local, foram encontrados cinco pássaros silvestres em cativeiro e um centro de treinamento para rinhas de galos. O responsável pela residência, de 39 anos, não possuía a devida autorização para manter as aves e foi autuado por crime contra a fauna.

Ao chegar no local, a guarnição fez contato com o proprietário da residência, um homem de 39 anos, e encontrou cinco pássaros silvestres em cativeiro  três da espécie azulão e dois da espécie cardeal. O responsável não apresentou as licenças e autorizações exigidas pelos órgãos ambientais para a posse das aves. Além disso, foram localizadas sete gaiolas e uma armadilha (alçapão) utilizadas para a captura de pássaros.

Na parte externa da residência, em uma área anexa, a equipe encontrou um tambor circular, utilizado para rinhas de galos, além de medicamentos e equipamentos voltados para essa prática ilegal. Também foram encontradas vísceras e penas de aves em uma sacola plástica. Ao todo, foram contabilizados 35 galos indianos mura brasileiro, que estavam em cativeiro.

Diante dos fatos, foi lavrado um termo circunstanciado contra o responsável pelo imóvel, por crime contra a fauna, por manter as aves em cativeiro sem a devida autorização e por praticar maus-tratos a animais, com a finalidade de promover rinhas de galos. Após assinar o compromisso de comparecer ao Fórum de Lajeado, o homem foi liberado.

Os pássaros apreendidos foram avaliados por um técnico habilitado e, em seguida, reintroduzidos em seu habitat natural. As gaiolas, o tambor utilizado nas rinhas e os petrechos para a prática ilegal foram destruídos. Os 35 galos também foram apreendidos e o responsável pela residência foi nomeado fiel depositário dos animais.

A operação é mais um passo da Patrulha Ambiental na luta contra os crimes ambientais e a proteção da fauna silvestre e dos animais domésticos, reforçando o compromisso das autoridades locais com o bem-estar dos animais e o cumprimento da legislação ambiental.

Sair da versão mobile