Na noite dessa quinta-feira (12), o Exército israelense emitiu um comunicado solicitando que todos os moradores da Cidade de Gaza abandonem suas residências e se desloquem em direção ao Sul da Faixa de Gaza em um período de 24 horas.
O motivo alegado para essa evacuação é a “segurança própria” dos habitantes da Cidade de Gaza. As autoridades israelenses recomendaram que as pessoas permaneçam fora da cidade até que haja uma autorização do governo para retornar. Essa medida suscitou temores de que o Exército israelense possa estar planejando uma incursão terrestre na região.
Pouco antes do comunicado oficial, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que as forças militares israelenses haviam alertado todos os palestinos na parte Norte da Faixa de Gaza – cerca de 1,1 milhão de pessoas – a se deslocarem para o Sul. No entanto, as informações divulgadas pelo Exército esclarecem que o alerta é específico para a Cidade de Gaza, onde vivem cerca de 600 mil habitantes.
O governo israelense também declarou que as operações na Cidade de Gaza nos próximos dias serão “significativas” e aconselhou que os moradores evitem se aproximar da fronteira ou tentar cruzá-la.