A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, cumpriu 17 mandados de busca e três de prisão em uma operação que investiga a suposta atuação de uma facção criminosa que teria planejado ataques a um candidato a vereador da cidade de Bagé (RS).
Segundo a corporação, a casa da vítima foi invadida em 13 de setembro e, dois dias depois, disparos de arma de fogo foram feitos durante um comício do candidato. Os investigadores acreditam que o grupo estaria apoiando a campanha de uma determinada candidata, por meio do angariamento de votos, da cessão de imóveis para colocação de artigos de campanha, de atividades de segurança, entre outras formas de colaboração.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Bagé e estão sendo cumpridas na mesma cidade, além de Santa Maria (RS) e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
As investigações tiveram início após a invasão armada à casa do candidato, que não teve o nome divulgado. “Na ocasião, a vítima e seus familiares sofreram agressões e ameaças dos invasores, cujo teor indicava a possível motivação eleitoral por trás desta conduta”, ressaltou a PF.