O governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), realizou a transferência de 50 presos ao Rio Grande do Sul em uma operação de alta complexidade, a maior da história do estado catarinense.
Todos os detentos são oriundos do RS e não possuem nenhum processo em SC, mas que foram presos no Estado por terem mandado de prisão em aberto.
De acordo com o governo catarinense, a ação auxiliará para desafogar o sistema prisional estadual e na economia de dinheiro público.
“Para a garantia da ordem pública, a SAP e o Departamento Geral de Polícia Penal fizeram o planejamento desta operação de alta complexidade onde estão sendo empregados dois ônibus, seis viaturas ranger, 30 Policiais Penais das equipes especializadas, como o Serviço de Operações e Escolta (SOE), Grupo Tático de Intervenção (GTI) e canil. Teremos ainda o apoio de um helicóptero da PMSC que irá até Criciúma e um da PCSC que irá acompanhar até a unidade prisional no RS”, explicou o secretário de Administração Prisional, Carlos Alves, sobre a escolta de todo o trecho.