Ícone do site FORÇA DO VALE

Enchente: Prefeito sinaliza projeto de lei com pacote de ajuda àqueles que sofreram prejuízos

O prefeito Adroaldo Conzatti destaca diversas sugestões encaminhadas pelos vereadores

O prefeito Adroaldo Conzatti destaca diversas sugestões encaminhadas pelos vereadores

No final da manhã da quarta-feira, 15, foi realizada uma reunião entre o Executivo e a Câmara de Vereadores no Auditório Brasil do Centro Administrativo.

Na ocasião, os vereadores entregaram um ofício com sugestões de ações a serem realizadas em relação à enchente. Também foram demandados encaminhamentos aos governos federal e estadual. No que compete à administração local o Presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Cardoso, colocou os recursos do Poder Legislativo (valor do duodécimo disponível) para auxiliar no atendimento das demandas.

O prefeito Adroaldo Conzatti destaca que diversas sugestões encaminhadas pelos vereadores estão sendo realizadas e o Poder Executivo está elaborando resposta ao ofício legislativo.

RELATÓRIO DOS PREJUÍZOS

O mandatário municipal, que decretou situação de emergência no dia 9 de julho, informou aos vereadores que equipes – totalizando cerca de 30 pessoas – estão realizando relatório fotográfico das casas e das perdas das famílias e empresas afetadas em todos os bairros do município atingidos pelas cheias do Rio Taquari.

Outro ponto destacado na reunião foi que aproximadamente 90% das pessoas do município foram afetadas pela ausência de serviços essenciais, como falta de água e energia elétrica – em alguns locais por até quatro dias.

PACOTE DE AJUDA

A Administração Municipal está elaborando um projeto de lei, que será enviado a Câmara de Vereadores, onde será estabelecido um pacote com valores limitados para atender a todos que tiveram danos em suas residências/empresas e demais.

Esta enchente foi a maior da história do município de 105 anos, atingindo 20,27 metros. Os dados preliminares apontam para mais de 700 casas e cerca de 2.800 pessoas atingidas.

UM ANO DIFÍCIL

Além da enchente, neste ano de 2020 o município enfrenta a pandemia da Covid-19 (Novo Coronavírus) com Decreto de Calamidade Pública, publicado ainda em março. Além do vírus e das cheias do Rio Taquari, no início do ano o município também sofreu com a estiagem, tendo decretado Situação de Emergência à época.

Publicidade

Sair da versão mobile