Ícone do site FORÇA DO VALE

Impedir retorno de Trump ao poder é foco da campanha de Biden

Foto: Divulgação

O nome Donald Trump costuma surgir nos primeiros minutos dos discursos de Joe Biden sobre as eleições deste ano. Impedir que o republicano volte ao poder se tornou o objetivo central de sua campanha pela reeleição, mais do que qualquer outra proposta para o país. A mensagem de Biden é clara: impedir um segundo mandato de Trump é a única forma de preservar a democracia nos Estados Unidos.

“Se Trump não estivesse concorrendo, eu não sei se eu estaria concorrendo”, o presidente chegou a dizer a repórteres em um evento com doadores de campanha no começo de dezembro. A fala gerou enorme repercussão e, horas depois, questionado sobre se desistiria da candidatura se o republicano também retirasse a dele, Biden respondeu que não.

Hoje, menos da metade da população americana aprova o governo de Joe Biden. A pesquisa Reuters/Ipsos de dezembro mostrou um índice de aprovação de apenas 40% – bem perto do pior resultado de seu mandato, na metade de 2022, quando o nível de aprovação foi de apenas 36%.

O calcanhar de Aquiles de Biden foi a economia: apesar de a situação estar melhorando, os Estados Unidos registraram recorde de inflação, e os americanos ainda sentem os efeitos da alta dos preços.

Situações de política externa, como a retirada das tropas do Afeganistão logo no início do mandato e, mais recentemente, a atuação na guerra do Oriente Médio pioraram ainda mais o cenário.

Sair da versão mobile