Ícone do site FORÇA DO VALE

Luciano Silveira comemora anulação do leilão para compra de arroz importado

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado, Luciano Silveira (MDB-RS), recebeu com alívio a informação de que a Conab anunciou nesta terça-feira (11) a anulação do leilão do governo para compra de arroz importado. “Era a coisa certa a fazer. Cabe, agora, ao governo, destinar os recursos que iria usar na aquisição deste arroz para subsidiar os produtores gaúchos e, desta forma, obter o mesmo resultado desejado de manutenção dos níveis de preço e combate à especulação, mas de uma forma que estimula a produção nacional”, afirmou.

Desde o anúncio da medida, alegadamente provocada pelas cheias no Rio Grande do Sul, Silveira posicionou-se contra os leilões propostos pelo governo federal, alertando que a iniciativa era não apenas desnecessária, mas desestimulante ao setor produtivo. Logo nos primeiros dias de maio, convocou reunião virtual com lideranças do agronegócio no Estado, onde colheu a mesma certeza, de que a importação do arroz não teria o efeito desejado e ainda iria prejudicar os produtores, o que foi repassado ao ministro da Agricultura, Carlos Henrique Fávaro, como parte de um documento com as reivindicações do setor, entregue durante audiência, em Santa Cruz do Sul, no final do mês passado.

“Vencemos esta primeira batalha, mas ainda temos que convencer o governo a cancelar os próximos leilões e usar os mais de R$ 6 bilhões que seriam destinados a essa compra como forma de subsídio aos orizicultores. O arroz já foi colhido e, na hipótese de algum eventual gargalo para o seu escoamento, este valor pode servir como uma espécie de colchão, que evite movimentos especulativos”, concluiu o parlamentar.

Sair da versão mobile