O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (23) que o Brasil, na presidência do G20, vai criar duas forças-tarefa — uma contra a fome e a desigualdade e outra sobre a mudança climática —, além de uma iniciativa de bioeconomia.
Na reunião de instalação da Comissão Nacional do grupo que reúne as principais economias do mundo, no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo afirmou que os ministros e as ministras “vão ter que se virar em dois ou em duas” para que o país possa atender às necessidades e não “deixar a peteca cair”.
“Os ministros têm que ter a consciência do seguinte: todo mundo vai ter muita tarefa. Mas é importante vocês não esquecerem que foram eleitos e deixarem os ministros para governar o Brasil. A prioridade é a função para a qual vocês foram escolhidos para serem ministros. Vocês vão ter que se virar em dois ou em duas para que a gente possa atender às necessidades da organização do G20 e para que a gente não possa deixar a peteca cair”, disse Lula.
O Brasil assume o comando do G20 em 1º de dezembro e ficará 12 meses no posto. A declaração foi feita em reunião realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.