O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta terça-feira (20) em Roma, na Itália. Essa é a terceira viagem do petista à Europa desde que ele retornou ao Palácio do Planalto.
Nesta quarta-feira (21), o presidente tem uma reunião com o papa Francisco, no Vaticano. Na pauta do encontro, estão temas como guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e combate à fome.
Também nesta quarta, Lula realiza encontros bilaterais com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Depois das agendas na Itália, o petista embarcará para a França, onde, entre outros compromissos, fará um discurso em um festival em Paris e se encontrará com o presidente Emmanuel Macron.
Na quinta-feira (22), estão previstos os seguintes compromissos: Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris, discurso no festival de música Power Our Planet, na capital francesa, e jantar oferecido por Macron aos chefes de delegação participantes da cúpula.
Na sexta-feira (23), entre os compromissos de Lula, estão um almoço oferecido por Macron. A programação, segundo o Palácio do Planalto, pode sofrer alterações.
Nestes primeiros meses de governo, Lula já visitou Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido, Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Emirados Árabes Unidos.