Nesta semana, três pesquisas realizadas por diferentes institutos – Quaest, AtlasIntel e Ipec – indicaram uma queda na popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os levantamentos mostram que, em geral, a avaliação positiva da gestão caiu, enquanto a insatisfação entre os brasileiros aumentou.
A pesquisa mais recente, do Ipec, divulgada nesta sexta-feira (8), apontou que 33% dos entrevistados consideram a gestão de Lula como ótima ou boa, uma queda de cinco pontos percentuais em relação a dezembro, quando esse índice era de 38%. Já os que avaliam o governo como regular passaram de 30% para 33%, enquanto a percepção de que a gestão é ruim ou péssima subiu de 30% para 32%. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 1º e 5 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais.
A pesquisa AtlasIntel, publicada um dia antes, também registrou uma redução na avaliação positiva do governo. Em março, 38% dos entrevistados consideravam a gestão boa ou ótima, uma queda em relação aos 42% de janeiro. O número de pessoas que avaliam o governo como ruim ou péssimo subiu de 39% para 41%. Esse levantamento foi feito com 3.154 pessoas entre 2 e 5 de março, por meio de recrutamento digital, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Já a pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira (6), indicou que 35% dos entrevistados avaliam o governo de Lula como positivo, praticamente estável em relação aos 36% registrados em dezembro. Contudo, a avaliação negativa subiu de 29% para 34%. A desaprovação ao trabalho do presidente também aumentou, passando de 43% em fevereiro para 46% em março, a menor diferença entre aprovação e desaprovação desde o início do mandato. O levantamento ouviu 2.000 pessoas presencialmente entre os dias 25 e 27 de fevereiro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.