Ícone do site FORÇA DO VALE

Prefeito de Encantado entrega demandas ao Governo do Estado

Em resposta à devastadora crise que atingiu os municípios da região alta do Vale do Taquari, o prefeito Jonas Calvi entregou uma série de demandas ao Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacando a necessidade urgente de ações coordenadas e investimentos significativos por parte dos governos estadual e federal.

A entrega aconteceu na manhã deste sábado (18), no Gabinete do Poder Executivo de Encantado, em reunião com participação do governador e dos prefeitos de Muçum, Roca Sales, Vespasiano Corrêa e Santa Tereza. Participaram também o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, e deputado estadual, Guilherme Pasin.

O desastre, que resultou na destruição de 390 casas e danificou outras 1.310 em Encantado, afetou aproximadamente 70% do território local.

Os pedidos do prefeito detalham uma série de demandas emergenciais para recuperação e desenvolvimento sustentável dos municípios afetados. As principais solicitações incluem:

1 – Recuperação Viária e Limpeza Urbana: Um investimento imediato de R$ 1.000.000,00 para restauração do sistema viário e limpeza urbana, além da pavimentação da Estrada de Acesso à Linha Garibaldi/Capitão.

2. Fortalecimento da Defesa Civil: Recursos robustos para a Defesa Civil Estadual e municipal, incluindo a criação de uma unidade exclusiva para o Vale do Taquari, atualmente sobrecarregada pela necessidade de atender 62 municípios.

3. Plano Hídrico para a Bacia Taquari-Antas: Elaboração de um plano abrangente para garantir a segurança hídrica das comunidades.

4. Gestão de Resíduos Sólidos: Iniciativas para remoção completa dos resíduos sólidos remanescentes das enchentes anteriores.

5. Apoio às Empresas: Subsídios e linhas de crédito de juro zero para indústrias e empresas atingidas, visando à manutenção de postos de trabalho e geração de renda.

6. Construção de Escola em Local Seguro: Novas instalações para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio De Conto, em local não sujeito a inundações, beneficiando 190 crianças e adolescentes.

7. Perfuração de Poços Artesianos e Projetos Habitacionais: Recursos para perfuração de poços e infraestrutura para novos projetos habitacionais.

8. Manutenção da Arrecadação de ICMS e Suspensão de Financiamentos: Garantia de arrecadação de ICMS e suspensão temporária de pagamentos de financiamentos municipais.

9. Soluções para o Rio Taquari e Recuperação de Solo: Projetos científicos para o leito do Rio Taquari e programas de recuperação de solo para os agricultores locais.

Segundo o prefeito, é necessário um esforço conjunto entre municípios, governo estadual, União, setor privado e sociedade civil. “Estamos todos no mesmo barco, unidos pelas águas do Rio Taquari. Precisamos de soluções inovadoras e de apoio imediato para enfrentar a crise e construir um futuro mais seguro para todos”, declarou.

Ainda, segundo Calvi, o Centro de Inovação Tecnológico, projeto que está em curso em Encantado, pode servir como apoio estratégico para implantação de medidas que se apresentem coml soluções para prevenção de novos desastres.

Ele reitera que as ações devem ser imediatas, para mitigar os impactos da tragédia e prevenir desastres futuros. “A urgência reflete a necessidade de garantirmos o bem-estar das pessoas e a segurança das comunidades do Vale do Taquari”, reforça.

Sair da versão mobile