A MetSul Meteorologia projeta um longo período de temperatura acima da média no Rio Grande do Sul com sucessivas tardes de calor no estado. Uma grande massa de ar quente cobre grande parte da Argentina, e os dados indicam que esta massa de ar quente persistirá muitos dias atuando na região com efeitos ainda no Uruguai e na parte Sul do Brasil.
No Rio Grande do Sul, embora se projete um longo período quente, não se prevê a ocorrência de calor tão extremo como em janeiro e no começo de fevereiro. Nos próximos dez dias, as máximas estarão acima de 35ºC e as pancadas de chuva podem atenuar as máximas e aumentar o abafamento em algumas cidades.
No Vale do Taquari até o final da próxima semana, a chuva será escassa, o que vai contribuir para o calor persistente. Inclusiva a Serra Gaúcha, a região mais fria do estado, pela altitude, não vai escapar do calor. A grande maioria das tardes ou quase todas terão máximas perto dos 30ºC ou mais em algumas cidades da região. Somente pontos da costa e dos Aparados, acima de mil metros de altitude, devem escapar de calor mais intenso nos próximos dez dias.