Os próximos sete dias permanecerão quentes e haverá chuvas expressivas no Rio Grande do Sul. Na sexta (17), a presença de uma massa de ar quente e úmido mantem a grande variação de nuvens, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões.
No sábado (18), o deslocamento de uma frente fria provoca chuva em todo o Estado. No domingo (19), o ingresso de ar seco afasta a nebulosidade na maioria das regiões, mas ainda podem ocorrer chuvas isoladas nos setores Norte e Nordeste.
Na segunda (20) e na terça (21), o ar quente predomina, com tempo firme e temperaturas acima de 35°C na maior parte do Estado. Porém, a aproximação de uma nova frente fria provoca pancadas de chuva e trovoadas na Fronteira Oeste e na Campanha, com possibilidade de temporais isolados. O deslocamento da frente fria provoca chuva em todo o Estado na quarta (22), com risco de tempestades isoladas, sobretudo na metade Norte.
Os volumes de chuva previstos devem oscilar entre 15 mm e 30 mm na maioria das regiões. Vale do Uruguai, Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul podem ter totais mais elevados, que devem oscilar entre 30 mm e 50 mm, podendo superar 60 mm em algumas localidades.
As informações são do Boletim Integrado Agrometeorológico 11/2023, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) e o Instituto Rio Grandense do Arroz.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia