A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta sexta-feira (12) o documento de perguntas e respostas sobre a rotulagem nutricional de alimentos embalados. Com 207 questões, o material visa esclarecer o marco regulatório da rotulagem nutricional.
“Identificamos que a forma de declaração das informações nutricionais dificultava o entendimento dos consumidores. A revisão buscou aprimorar as regras para facilitar a compreensão”, informou a Anvisa.
A intenção é que as modificações ajudem os consumidores a fazer escolhas alimentares conscientes e adequadas.
“As alterações melhoraram a visibilidade e a legibilidade das informações nutricionais, reduziram enganos sobre a composição nutricional, facilitaram comparações entre alimentos, aprimoraram a precisão dos valores declarados e ampliaram a quantidade de alimentos com essa informação”, explicou a Anvisa.
Entre as mudanças, destacam-se as novas regras sobre a rotulagem de adoçantes dietéticos, que devem conter advertências específicas para diabéticos e orientações para consumo sob supervisão médica ou de nutricionista.
Além disso, foram revisadas questões para fornecer maior clareza sobre açúcares adicionados em ingredientes usados como fonte de fibras alimentares, considerando a diversidade de nomenclatura e métodos de produção.
Novas perguntas e respostas foram incluídas para esclarecer requisitos de legibilidade da declaração simplificada e da tabela nutricional linear.
“Esperamos que as orientações ajudem fabricantes e órgãos do SNVS na correta implementação e fiscalização dos regulamentos”, afirmou a Anvisa.
Para dúvidas adicionais, a Anvisa recomenda entrar em contato através de seu site.