No Texas, foi confirmado um caso de infecção pelo vírus da gripe aviária H5N1 em um ser humano, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O paciente, residente do Texas, trabalhava na criação de gado leiteiro.
O vírus H5N1, conhecido como HPAI A(H5N1), é uma cepa altamente patogênica adaptada a aves, mas pode ocasionalmente infectar outros animais e seres humanos. O paciente em questão teve contato com gado leiteiro, e a suspeita é que alguns desses animais estivessem doentes, transmitindo o vírus.
O paciente infectado está estável, apresentando apenas inflamação nos olhos, e está em isolamento, recebendo tratamento com medicamento antiviral para gripe, conforme recomendação do CDC.
Embora haja preocupações sobre a possível transmissão do vírus por meio do consumo de produtos lácteos, o CDC esclarece que não há risco de contaminação relacionado ao consumo de leite pasteurizado. O leite dos animais afetados está sendo destruído para evitar qualquer possibilidade de entrada no abastecimento alimentar humano. Medidas de precaução adicionais estão sendo tomadas para os trabalhadores em casos de suspeita de surtos.