Gêmeos siameses Jairo e Gabriel nasceram unidos pelo final da coluna em dezembro de 2022 em Porto Alegre. Após a cirurgia de separação realizada pela equipe do Hospital Conceição, eles receberam alta hospitalar. Os pais abriram mão da guarda dos bebês um mês após o nascimento, deixando-os aos cuidados da equipe de enfermagem.
O chefe de neurocirurgia, Samir dos Santos, descreveu o caso como raro, com uma ocorrência de um para 200 mil nascimentos. O caso dos gêmeos era o sétimo do tipo registrado na literatura médica, sendo o quarto mais semelhante a outros casos globais.
Em janeiro, Estela Baumgarten e Patrícia Maldonado iniciaram o processo de adoção e, em junho, encontraram Jairo e Gabriel no Aplicativo do Conselho Nacional de Justiça. As crianças foram separadas com sucesso após seis meses de vida em uma cirurgia de 19 horas que mobilizou mais de 70 profissionais. As mães finalmente encontraram seus filhos 15 dias após a cirurgia, e os gêmeos agora estão em casa, com Jairo aguardando uma cirurgia adicional para fechar o intestino.