Uma idosa de 83 anos, que residia em um casa geriátrica de Bagé, na Região Sul do estado, morreu na segunda-feira (2) após um surto de Covid-19 no local. O surto começou no final de dezembro. Além dela, outros 40 idosos e 15 funcionários foram infectados pelo vírus causador da doença, de acordo com a prefeitura da cidade.
A coordenação da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes informou que a vítima era obesa e sofria com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela já havia recebido quatro doses da vacina contra a Covid.
O primeiro paciente infectado foi descoberto porque apresentou um quadro de pressão baixa e desidratação. Diante da suspeita de contágio pela Covid-19, ele passou por exames, que confirmaram a doença.
Acredita-se que o contágio tenha acontecido por meio do contato com visitantes e funcionários, apesar de protocolos de higiene e segurança serem adotados, como uso de máscaras, desinfecção dos ambientes e agendamento de visitas.
Diante do surto, as visitas foram suspensas e não há data prevista para serem restabelecidas. Todos os contaminados passaram por novos exames e, de 41 idosos, 36 tiveram resultados negativos para a doença. De 15 funcionários, 10 testaram negativo. Os que tentaram positivo estão sem sintomas.
A Secretaria de Saúde acompanha o caso.