A Ouvidoria da Prefeitura de Encantado tem recebido, diariamente, dezenas de denúncias sobre terrenos baldios, com grandes quantidades de lixo, entulhos, vegetação e materiais que acumulam água, facilitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Os registros se intensificaram nos últimos dias, após o crescimento no número de casos de dengue no município.
Conforme boletim de saúde desta quinta-feira, dia 23, são 170 casos confirmados da doença. Um paciente está internado no Hospital Beneficente Santa Terezinha.
As equipes da Saúde e da Vigilância Sanitária, agentes de endemia e agentes comunitárias de saúde realizam diariamente o trabalho de campo, fiscalizando e orientando a população sobre como evitar os criadouros do inseto no pátio das casas.
Os técnicos também mantêm a aplicação do produto Cielo no centro e nos bairros, no raio de 150 metros do local onde há casos confirmados de dengue. A medida é adotada para bloquear a circulação do mosquito.
A orientação da Secretaria Municipal da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social é de que as famílias, a população em geral, redobre os cuidados com o destino dos lixos, com o acúmulo de água e demais atitudes que possam contribuir para a criação de larvas e proliferação do mosquito.
“Faça sua parte! Mantenha o pátio de sua casa limpo! Evite água parada!”, são os apelos dos agentes, técnicos e demais profissionais de saúde. Para denúncias, contate a Ouvidoria pelo fone/whats 0800.591.1836 ou 51.99931.3213.