Por meio do projeto Promotur – Promover o Turismo do Vale do Taquari, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales – Amturvales em parceria com o Sebrae RS realizou um encontro online com agências de turismo de Santa Catarina para apresentar alguns empreendimentos turísticos do Vale do Taquari. O evento realizado na terça-feira, 17 de dezembro, buscou fortalecer o turismo regional e criar novas conexões entre a região e agentes de viagens de lá para que tragam novos turistas para cá. Também foi encaminhado um kit de produtos regionais e folheterias via transportadora para 30 agências de SC.
Segundo o Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Diego Zenkner, eventos como esse precisam acontecer mais vezes. “Existem muitas agências em Santa Catarina e em todo o Estado com potencial de trazer turistas para o Vale do Taquari. Além de participação em feiras, eventos e folheteria, essa é mais uma forma de divulgar as potencialidades do Vale”, disse.
Durante o encontro virtual as agências puderam conhecer alguns dos principais empreendimentos do vale, como o APL das Agroindústrias do Vale, o Cristo Protetor, Boulevard Encantado e a RS Turismo com seus pacotes e serviços. “Todos tiveram um determinado tempo para se apresentar e as agências ficaram bem impressionados com a qualidade dos empreendimentos”, comentou Zenkner.
O encontro reforçou o compromisso da Amturvales e Sebrae RS em promover o turismo no Vale do Taquari, destacando a diversidade e o potencial da região para os profissionais do setor. Fazem parte do Promotur, o Cristo Protetor, o Boulevard Encantado, a RS Turismo e o APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari.
Balanço do Promotur 2024
As enchentes de 2024 deixaram um impacto profundo no Vale do Taquari, mesmo assim, Zenkner destacou que o ano foi positivo para o turismo. “Nem tudo o que havíamos programado no Promotur pôde ser realizado, tivemos que mudar algumas ações e incluir outras, como por exemplo o Famtur com agências que fizemos em Novembro. Como uma avaliação geral, conseguimos chegar em agências que não nos conheciam, evoluímos nosso leque de contatos e já estamos nos programando para que 2025 seja próspero para o turismo no Vale do Taquari”, finalizou