Apresentada e idealizada pelo violonista, arranjador, compositor e professor Fernando Graciola, a iniciativa que começou em 2020 com os primeiros episódios, manteve, durante a segunda temporada, o objetivo de enaltecer e destacar artistas gaúchos que vivem fora do Rio Grande do Sul.
Oito gaúchos e suas histórias de vida ganharam destaque ao longo da série. Somados, os episódios alcançaram mais de 14 mil visualizações.
Relembre cada um dos programas:
Episódio 1: Luis Barcelos – Bandolinista
Episódio 2: Biaca D’Avila – Violoncelista
Episódio 3: Tássio Furtado – Trompetista
Episódio 4: Ricardo Rosa – Baterista
Episódio 5: Alana Moraes – Cantora
Episódio 6: José Daniel dos Santos – Violonista
Episódio 7: Fabrício Gambogi – Compositor
Episódio 8: João Tavares Filho – Pianista
A seleção dos artistas foi feita para valorizar a diversidade de estilos
“Todos os convidados, tanto desta quanto da edição passada, são muito especiais e têm suas particularidades. São vários estilos musicais diferentes dentro de uma mesma websérie”, conta Fernando.
A novidade foram as poesias recitadas em meio às apresentações.
O idealizador do projeto conta que a segunda edição representou também uma oportunidade de trabalho para todos os envolvidos no projeto, levando em consideração o período instável que o setor cultural atravessa em meio à pandemia
“Particularmente, estou muito feliz porque mais uma vez o Portal Região dos Vales, a LIC e as empresas patrocinadoras abraçaram a ideia da realização desse projeto e juntos pudemos dar mais um importante passo a favor da cultura em nosso Estado e em nosso País”, destacou Graciola, adiantando que pretende dar continuidade à série. “Esse projeto é lindo e merece continuar. Há muitos músicos e poetas gaúchos que precisamos conhecer e ainda podemos colaborar muito com a construção de um mundo melhor através da música e da poesia”, completou.
Os episódios estão disponíveis, na íntegra, no Youtube do Portal Região dos Vales. O Saudades do Pago contou com o patrocínio de Floral Thérapy e Rota Indústria Gráfica. A realização foi de Região dos Vales Comunicação Digital e o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.