A forte estiagem que assola o município exige da Administração Municipal um esforço diário para prestar assistência e amenizar as dificuldades enfrentadas, principalmente, pelos agricultores.
Desde metade de dezembro, um caminhão com capacidade de 10 mil litros de água abastece cerca de 15 propriedades para o consumo de animais. São cerca de 10 deslocamentos por dia.
Nesta quinta-feira, dia 13, o prefeito Jonas Calvi e o secretário de Agricultura, Odocir Bagatini, acompanharam o serviço em Linha Alegre.
“Estamos muito preocupados com essa grande estiagem. Atendemos os nossos empreendedores rurais o dia inteiro. Estamos sempre à disposição para ajudar no que for possível. Quanto mais ajudarmos, mais retorno eles vão dar para o nosso município”, comentou o prefeito Jonas.
Mais de R$ 18 milhões em perdas
Conforme levantamento da Emater de Encantado, os prejuízos estimados na safra 2021/2022 chegam a R$ 18,7 milhões no município.
O valor considera três segmentos: Agricultura Comercial (milho grão, milho silagem, soja, fruticultura e olericultura), Pecuária Comercial (suinocultura integrada, avicultura integrada, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte e piscicultura) e Agricultura, Pecuária e Agroindústria de Autoconsumo (hortaliças, frutas, produtos de origem animal e agroindústria caseira).
No dia 29 de dezembro, o município decretou situação de emergência devido à estiagem.