O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves cancelou uma palestra do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, na terça-feira 24. O evento seria realizado em 3 de junho, no SPA do Vinho, na Serra Gaúcha.
A entidade retirou o convite depois de pressão popular no Município.
Com a desistência, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) assumiu o evento, chamado “Risco Brasil e Segurança Jurídica”, mas também cancelou horas depois. Segundo a OAB, o motivo estaria relacionado à segurança do ministro.
Além de populares, empresários ligados ao Centro da Indústria também se manifestaram contra a visita de Fux, com ameaças de boicotes a patrocinadores do evento.
“A pluralidade de opiniões é salutar para uma sociedade democrática, independente de cargo ou posição social, mas principalmente para que possamos também questionar e apresentar contrapontos, com fundamento e clareza”, comunicou a subseção da OAB em Bento Gonçalves, em nota.
Popularidade do STF
Em dezembro de 2021, Fux disse que a Corte tem o apoio da população. “Ao mesmo tempo que o STF esteve ao lado dos cidadãos brasileiros em 2021, honra-nos constatar que os brasileiros estão do lado do STF”, afirmou o magistrado.