FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesPolícia

Mulher sofre queimaduras e hemorragia interna após acidentalmente encostar em taturana na Lagoa da Garibaldi

Infestação de taturanas na Lagoa da Garibaldi mobilizou bombeiros e alerta população

Nesta sexta-feira (26), uma mulher precisou de atendimento após, acidentalmente, encostar em lagartas na Lagoa da Garibaldi, resultando em queimaduras na pele, náuseas e hemorragia interna. A vítima encontra-se em observação no Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado.

Neste sábado (27), populares acionaram a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Encantado devido à presença de uma grande quantidade de insetos com aparência de lagarta em uma árvore local.

Os bombeiros identificaram um agrupamento significativo de lagartas da espécie Lagarta Lonomia oblíqua, conhecidas como Taturana, todas concentradas em uma árvore. Em uma ação rápida, foi realizado o processo de remoção, utilizando um balde, e as lagartas foram soltas em uma área de mata nativa, distante de áreas de circulação humana.

O incidente ganha destaque pelo fato de a Lagoa da Garibaldi ser um ponto turístico do município, com alto tráfego de pessoas.

A Secretaria do Meio Ambiente do Município foi notificada e anunciou o envio de uma equipe para avaliar se há mais pontos com a presença desses insetos na região. A Prefeitura de Encantado emitiu uma nota orientando as pessoas a terem cuidado:

ATENÇÃO!!! Com a elevação das temperaturas, principalmente no verão, os casos de acidentes com a lagarta Lanomia ou Taturana aumentam e a Secretaria Municipal de Saúde de ENCANTADO alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados. As lagartas podem ser encontradas tanto na Área Urbana e como Rural, pois as mesmas habitam em árvores frutíferas, árvores silvestres, troncos, raízes e folhas. Os acidentes causados são graves e causados através do contato das cerdas com a pele, e em caso do incidente, a pessoa deve ser encaminhada o mais rápido possível para o Hospital, trazendo consigo, se possível uma amostra da lagarta para identificação.

TODO CUIDADO DEVE SER REDOBRADO.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!