A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil participará, no próximo sábado (10), do teste inaugural do sistema Defesa Civil Alerta, lançado pelo governo federal em 7 de agosto. O teste será realizado em dois municípios do Rio Grande do Sul: Muçum e Roca Sales, ambos no Vale do Taquari, que sofreram inundações severas em 2023 e novamente em maio e junho deste ano.
O objetivo do teste é verificar a eficácia do cell broadcast, uma nova tecnologia desenvolvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com quatro operadoras de telefonia. Esse sistema envia alertas via rede celular com aviso sonoro e vibratório, que se sobrepõe a qualquer outro conteúdo na tela do celular dos usuários na área de risco, funcionando também em modo silencioso. O alerta será recebido por residentes e visitantes sem necessidade de cadastro prévio.
Durante o exercício, os militares do Centro de Operações da Defesa Civil (Codec) estadual usarão a Interface de Divulgação de Alertas Públicos para enviar mensagens aos celulares na área de Muçum e Roca Sales, respectivamente, às 15h e às 15h05. A mensagem informará sobre a demonstração do novo sistema e fornecerá um link para mais informações.
Os residentes e as autoridades locais já foram informados sobre o teste para garantir que estejam preparados. Equipes da Defesa Civil monitorarão a execução do exercício nas duas cidades.
O sistema Defesa Civil Alerta será integrado aos métodos atuais de comunicação da Defesa Civil estadual, incluindo SMS, redes sociais, o site oficial e comunicados diretos às prefeituras e coordenadorias municipais.