Enart: CTG Giuseppe Garibaldi recebe premiação; campeão é de Farroupilha
O CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado, brilhou no Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) 2024, conquistando o troféu de 3ª Melhor Coreografia de Entrada na Força A das Danças Tradicionais.
O resultado foi anunciado por volta das 21h20min deste domingo, 17 de novembro, em Santa Cruz do Sul.
Com o tema “Ana Terra e Pedro Missioneiro”, inspirado no clássico literário O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo, o grupo destacou aspectos históricos e culturais do Rio Grande do Sul, reforçando a conexão com a terra e as tradições gaúchas.
A entidade garantiu sua vaga na finalíssima após uma apresentação (clique para assistir) na noite de ontem (16), ficando entre os 20 melhores do Estado.
Assista à apresentação
CTG Ronda Charrua é o grande campeão do Enart 2024 na Força A
O CTG Ronda Charrua, da cidade de Farroupilha (25ª RT), consagrou-se como o grande vencedor da categoria Danças Tradicionais – Força A no Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) 2024, realizado no Parque Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O título foi conquistado após intensas apresentações realizadas ao longo do fim de semana, entre os dias 15 e 17 de novembro.
A temática vencedora do Ronda Charrua trouxe uma emocionante história sobre a família Fialho e Silva, celebrando valores como o amor, a união e o perdão, elementos que emocionaram o público e os jurados. A performance destacou a conexão das tradições gaúchas com temas universais, reforçando a importância da cultura na construção de memórias e legados.
O patrão da entidade, Valdecir Zamboni, comemorou o feito com muita emoção e destacou o esforço coletivo:
“Essa conquista é fruto de muito trabalho e união. Cada integrante se dedicou intensamente para chegar até aqui. Foi um desafio enorme, mas hoje celebramos o resultado de todo esse esforço.”
O CTG Tiarayu, de Porto Alegre, ficou com o segundo lugar, seguido pelo DTG Poncho Verde, de Panambi, que conquistou a terceira posição. Completando o Top 5 estão o CTG Bocal de Prata, de Osório, e o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha.
O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), contou com a participação de 4.500 competidores de todo o estado, em diversas modalidades. A avaliação foi rigorosa, considerando critérios como precisão coreográfica, harmonia, interpretação e integração entre dança e música.