Destaques

Estudos para nova ponte entre Relvado e Encantado são concluídos e obra deve iniciar nos próximos meses

Os estudos preliminares para a construção da nova ponte sobre o Arroio Jacaré, na ERS‑433, entre os municípios de Relvado e Encantado, foram concluídos no sábado, 26 de julho. A antiga estrutura, cujo pilar central foi levado pela enchente de 2024, permanece interditada desde então. Desde o episódio, a passagem vem sendo feita por uma estiva provisória instalada pela Administração Municipal de Relvado.

Em 18 de junho, a Secretaria de Logística e Transportes e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) assinaram a ordem de início da obra, com recurso de R$ 7,5 milhões, provenientes do Funrigs. A empresa Construtora Sogel, representada pelo engenheiro civil Dailson Horbach Rossner, foi contratada em Regime de Contratação Integrada (RCI), respondendo tanto pelo projeto (básico e executivo) quanto pela execução das obras.

Na semana passada, a equipe concluiu os estudos geotécnicos e hidrológicos, além da sondagem do solo, passos essenciais para a elaboração definitiva do projeto. Após entrega e aprovação do documento pelo Daer, a previsão é que a obra tenha início em até três meses. A construção deve levar cerca de sete meses para ser concluída, permitindo que a ponte substitua a atual estrutura demolida.

O projeto prevê uma travessia de 67 metros de extensão por 12 metros de largura, com duas faixas de rolamento e calçadas laterais. A capacidade de carga será quase dobrada, passando de 24 toneladas para 45 toneladas, oferecendo mais segurança e funcionalidade aos usuários.

Para o prefeito Carlos Luiz Fraporti, a conquista representa um marco: “Foi intensivo o diálogo junto ao Daer e à Casa Civil para garantir a urgência desse investimento. A ponte devolverá mobilidade e segurança a quem transita pelo trecho e pela rodovia”, declarou, destacando a importância da conexão no desenvolvimento regional.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!