Destaques

Relvado conclui desassoreamento com retirada de 50 mil m³ de sedimentos

Obra integra o programa Desassorear RS e beneficia comunidades afetadas pela enchente de 2024.

O município de Relvado concluiu, na terça-feira (26), os trabalhos do Programa Desassorear RS, com a retirada de aproximadamente 50 mil metros cúbicos de sedimento do leito do Arroio Jacaré. A ação iniciou em maio e resultou em cerca de cinco mil cargas de material removido, encaminhado para aterros e locais licenciados.

A iniciativa faz parte dos esforços de reconstrução após a enchente de maio de 2024, que causou danos significativos a comunidades como Linha São João, Carlos Gomes e o Centro, todas diretamente contempladas pelo programa estadual.

Em setembro do ano passado, logo após o evento climático, a prefeitura já havia iniciado, com recursos próprios, uma ação emergencial de desassoreamento em trechos do Arroio Jacaré na área central da cidade. Com a adesão ao programa estadual, foi possível ampliar e finalizar o trabalho de forma mais abrangente.

O prefeito Carlos Luiz Fraporti destacou a importância da conclusão da obra.

“Muito felizes com a conclusão dos serviços deste importante programa conquistado via Governo do Estado. É um importante passo de reconstrução do nosso município, do leito do Arroio Jacaré, tão impactado pela enchente de 2024”, afirmou.

Já o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Adalberto Dalla Vecchia, ressaltou os benefícios diretos da intervenção.

“É uma obra que, além de mudar o visual das áreas às margens do leito, principalmente traz segurança aos moradores, tão castigados pela catástrofe climática do ano passado. Somos gratos ao Governo do Estado pelo programa e também à empresa e aos funcionários que trabalharam conosco nestes quatro meses de desassoreamento”, disse.

A execução foi realizada pela empresa Escavações e Britagem Frare, com apoio de funcionários terceirizados. A Administração Municipal agradeceu ao Governo do Estado e às equipes envolvidas pela parceria e pelo empenho ao longo dos trabalhos.

Prefeito Carlos Luiz Fraporti, secretária da Defesa Civil, Raquel Martini Teobaldi, e vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Adalberto Dalla Vecchia
Foto: Carina Marques
Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!