
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (15) que uma nova rodada de negociações entre Brasil e Estados Unidos será realizada nesta quinta (16). O governo ainda não confirmou quem participará do encontro com representantes norte-americanos.
Conversa ocorre após telefonema com Trump
O anúncio foi feito durante cerimônia do Dia dos Professores no Rio de Janeiro. Lula mencionou que a reunião de quinta-feira dará continuidade às tratativas iniciadas em uma ligação telefônica com Donald Trump, ocorrida no último dia 6.
“Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação”, afirmou o presidente, em referência ao encontro previsto com autoridades dos EUA.
Breve histórico do diálogo
No discurso, Lula relembrou o contato com Trump durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, e o telefonema de cerca de 30 minutos, considerado “amistoso” por membros do governo. Na ocasião, os dois discutiram tarifas aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Durante o evento, Lula também fez críticas ao Legislativo, afirmando que o Congresso Nacional “nunca teve qualidade tão baixa como agora”. A fala foi feita na presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).