Apagão na nuvem da Amazon afeta aplicativos e serviços no mundo todo
AWS sofreu pane na manhã desta segunda e deixou fora do ar plataformas como Snapchat, Alexa, Zoom e Fortnite

Uma falha nos servidores da Amazon Web Services (AWS), unidade de computação em nuvem da big tech norte-americana, causou instabilidade em centenas de serviços digitais ao redor do mundo nesta segunda-feira (20). Aplicativos e sites populares como Snapchat, Alexa, Zoom, Fortnite, Roblox e Duolingo foram afetados, inclusive no Brasil.
Segundo informações da agência Reuters, mais de 500 empresas que utilizam a infraestrutura da AWS enfrentaram problemas de acesso e funcionamento no início da manhã. A Amazon confirmou que os serviços começam a apresentar sinais de recuperação, mas ainda não há prazo para normalização total.
Aplicativos e jogos impactados
A instabilidade atingiu tanto plataformas de comunicação quanto serviços de vídeo e jogos online. Entre os afetados estão:
-
Snapchat, Signal, Alexa, Zoom e Duolingo
-
Jogos como Fortnite, Clash Royale, Clash of Clans e Roblox
-
Plataformas de vídeo como Prime Video, HBO e Roku
-
Serviços financeiros como Paypal, Coinbase e Robinhood
-
Aplicativos como Lyft e Perplexity
A AWS é líder global em serviços de computação sob demanda e concorre com Google Cloud e Microsoft Azure. Falhas em sua infraestrutura afetam diretamente sites, apps e sistemas que dependem da nuvem para operar.
Histórico recente
Este é o primeiro apagão de grande escala na internet em 2025, desde o incidente global com a empresa CrowdStrike no ano anterior, que paralisou hospitais, bancos e aeroportos.
A Amazon informou que seguirá atualizando o status da falha por meio da sua página oficial de integridade de serviços.