AMAT receberá comitiva do Japão para visita técnica ao Vale do Taquari
Técnicos da Província de Shiga cumprem agenda em Muçum e Encantado nesta quarta-feira (13), em intercâmbio promovido pela AMAT com apoio do governo estadual

A Associação dos Municípios do Alto Taquari (AMAT) recebe nesta quinta-feira (13) uma comitiva técnica da Província de Shiga, no Japão. A visita oficial faz parte de um acordo de cooperação internacional com o Governo do Rio Grande do Sul e tem como foco a reconstrução territorial e o enfrentamento a desastres climáticos.
Intercâmbio internacional
A atividade é promovida no âmbito do CREPDEC 8 – Comitê Regional de Prevenção e Desastres, com coordenação da AMAT e apoio da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SERG) e do Gabinete do Governador.
O objetivo é compartilhar experiências em gestão de bacias hidrográficas, resiliência climática e planejamento urbano em áreas atingidas por desastres naturais.
A delegação japonesa é composta por três engenheiros especialistas do River Basin Policy Bureau da Província de Shiga:
-
Noritaka Nakanishi, diretor adjunto
-
Tsukasa Shimizu, gerente sênior
-
Ippei Takeda, chefe de planejamento
Programação no Vale do Taquari
Após compromissos em Porto Alegre, a comitiva cumpre agenda no Vale do Taquari, passando por dois dos municípios mais atingidos pelas enchentes:
Muçum
-
Recepção oficial na Prefeitura
-
Visitas aos bairros Fátima e ao Cemitério Municipal
Encantado
-
Visitas aos bairros Porto XV e Navegantes
-
Encanta Hub – Centro de Inovação
-
Cristo Protetor de Encantado
Representação gaúcha e acadêmica
A missão técnica será acompanhada por membros do Comitê Científico de Cooperação Técnico-Acadêmica, incluindo os professores Alexandra Passuelo, Fernando Dornelles e Clódis de Oliveira Andrades Filho, com Eliana na secretaria executiva.
Também integram a comitiva representantes do Governo do Estado, como:
-
Fernando Preusser de Mattos (Inteligência Mercadológica)
-
Alexandre Mees (Projetos Estruturantes)
-
Leonardo Holzmann Neves (Gabinete do Governador)
Cooperação para reconstrução resiliente
A direção da AMAT destaca que a visita reforça o papel estratégico do Vale do Taquari na articulação de políticas públicas voltadas à reconstrução resiliente e à inovação territorial. A cooperação com o Japão visa trocar soluções práticas e científicas para enfrentamento de eventos extremos, fortalecendo a capacidade regional de prevenção e resposta.






