Prefeito de Londres critica guaraná e brasileiros reagem com defesa ao refrigerante
Sadiq Khan elogiou brigadeiro, pão de queijo e paçoca, mas rejeitou a bebida típica em vídeo gravado no Rio

Um vídeo publicado nesta quinta-feira (13) pelo prefeito de Londres, Sadiq Khan, gerou repercussão nas redes sociais após ele experimentar comidas típicas brasileiras durante a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, no Rio de Janeiro. A polêmica surgiu quando, ao provar o tradicional guaraná, Khan reagiu negativamente e classificou a bebida como “horrível”.
Apesar da crítica ao refrigerante, o prefeito elogiou outros itens do cardápio: brigadeiro, pão de queijo, paçoca, Guaravita e biscoito Globo. A gravação ocorreu antes da conferência da COP30, em Belém (PA).
Elogios ao doce, crítica à bebida
Nas redes, muitos brasileiros defenderam o guaraná, criando a hashtag #JusticeForGuarana e chamando a bebida de “tesouro nacional”. Outros internautas ironizaram a escolha dos petiscos: “Faltou um torresminho”.
Durante a gravação, Khan comparou o biscoito Globo a anéis de cebola e disse que a paçoca combinaria bem com uma xícara de chá. Já o Guaravita, bebida carioca feita com guaraná natural, foi aprovado com entusiasmo: “Podemos ter isso em Londres?”, disse.






